top of page

Talvez esteja na hora de renovar a sua marca!




Você certamente deve lembrar das antigas propagandas de cerveja que faziam uso de modelos femininas sexualizadas, e totalmente voltadas ao público masculino. Já reparou que elas não existem mais? Isso é um resultado do rebranding de diversas marcas que usaram dessa estratégia para se reposicionar no mercado e mudar a percepção do seu consumidor.


Mudanças podem ser necessárias

Apesar desse case, não vemos o rebranding ser aplicado somente em marcas “mal vistas” ou em crise. Troca de direção, busca por um novo segmento de público, missão e visão renovadas, ou simplesmente a sua empresa evoluiu e o branding precisa acompanhar. Todos são indicadores de que talvez você precise pensar em fazer algumas mudanças.


Evolução do perfil de consumo e da percepção dos consumidores

Nos últimos 10 anos, por exemplo, diversas empresas se viram pressionadas a mudar seu posicionamento e abordagem com o público, tornando-os mais humanizados. Essa necessidade surgiu com o conceito de Marketing 3.0, apresentado por Philip Kotler em 2010. Uma onda de rebranding se espalhou pelo mundo, graças às marcas que buscaram se adequar aos novos comportamentos de seus consumidores.


Crescimento ou falta de resultado são sinais importantes

Expandir seu negócio significa aumento de equipe, mais clientes, maior fatia do mercado, novos produtos ou serviços, até mesmo novas estratégias. Também é normal que se amplie o público para atingir demandas de novos segmentos.


Se você não está tendo os resultados que esperava em sua empresa

É urgente que tanto o branding da marca quanto às estratégias de marketing sejam revisitadas. O rebranding precisa estar presente para reforçar os seus diferenciais e aumentar o seu impacto, tanto internamente durante o novo momento da organização, quanto externamente com o público e a concorrência.


Acompanhe o mercado ou seja esquecido

Lembra do Marketing 3.0 de Kotler? A humanização que as marcas buscaram foi uma forma de se modernizar e atender novas necessidades. Observe também as diversas marcas globais que atualizaram suas identidades visuais para melhor se adaptar ao mercado digital.


A internet cresceu tanto que forçou empresas de todo o mundo a duas opções: fazer parte da evolução ou acabar sendo engolida pela concorrência que fez a escolha certa.


Nesse cenário, o rebranding foi fundamental para criar a melhor presença possível das marcas dentro das redes, seja pelo aspecto visual, comunicacional ou estratégico.


Por onde começar

Não é aconselhável que se faça este processo de forma interna, sem acompanhamento de profissionais de fora. A visão externa do negócio é muito importante para trazer um olhar clínico e imparcial, auxiliando nas mudanças e oportunidades a serem identificadas.


Veja o rebranding como uma ótima oportunidade de dar mais vida ao seu negócio e melhorar de forma geral a percepção do público sobre sua marca. É um passo necessário para um futuro próspero.

 

Reconheceu a necessidade de se renovar? Vamos marcar um café virtual para ajudarmos você com esse processo!


19 visualizações0 comentário
bottom of page