top of page
  • Foto do escritorBordô

Personalize a experiência do seu cliente para converter em vendas!


Os diversos avanços da tecnologia trazem muito mais que formas inovadoras de vender. Eles criam novos comportamentos de compra, assim como um público mais exigente na sua relação com a marca. É por isso que uma estratégia personalizada de venda sai na frente da concorrência, mostrando o seu conhecimento e atenção com o cliente.


Mas, afinal, o que é o marketing personalizado?


Mesmo sem conhecer o termo, muitos de nós já somos impactados por ele. Ao receber promoções e mensagens focadas naquilo que já procuramos na internet estamos sob uma estratégia de propaganda que é cada dia mais indispensável para empresas e negócios. Um ambiente onde o cliente é cercado de conteúdos de seu interesse e oferece uma experiência de venda mais amigável. Inclusive, pesquisas apontam que 91% dos consumidores são mais propícios a comprar com marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes.


Já vemos esse padrão em diversas plataformas, quando recebemos recomendações de conteúdos e publicidades em nossos feeds de redes sociais. São assuntos e produtos pesquisados, canais que mais acessamos, ou seja, o foco em oferecer experiência qualificada, transformando o interesse do cliente a favor da empresa.

Mas para implantar isso hoje, não devemos começar tudo do zero! O tempo que temos de experiência e conhecimento de nossos clientes deve ser aprimorado em prol desse novo planejamento. Várias ferramentas já usadas devem receber um novo objetivo estratégico, assim como a incorporação de novos meios de captar e otimizar a informação.

Existem maneiras simples para você começar agora um experiência mais gratificante para o seu cliente.


 

Colete os dados de seus clientes. Ao decorrer dos anos, você já criou uma grande bases de informações de quem consome seu serviço ou produto e isso deve ser usado para a seu favor. Além disso, ferramentas on-line oferecem diversas maneiras de coletar o comportamento e a intenção dos seus clientes.

A ética que você lida com esses dados é vital para a credibilidade da sua marca.


Seja proativo. Muitas ferramentas pedem por cliques, cadastros ou preenchimento de planilhas, mas é você quem deve tomar a iniciativa. Pedir os dados primeiro pode incomodar uma parcela do seu público. O ideal é você ter algo para oferecer primeiro. Pode ser um e-book, um cupom de desconto... algo que seja significativo para seu público e estabeleça um sentimento de valor.


Conhecimento é poder. Seja com o tempo de mercado ou com dados coletados, você tem informações do comportamento do seu público e deve usá-lo. Nada de campanhas genéricas que tentam agradar todo mundo, você tem que refinar a informação para extrair oportunidades personalizadas. Condições específicas para aniversários, datas comemorativas e feriados; premiar o tempo de fidelidade do cliente. Isso é provado em pesquisas: atingir menos pessoas com conteúdos mais específico dera mais resultados.

O mundo está cada vez mais conectado e é exatamente este público que mostra melhor resposta à estratégias personalizadas. Com o "andar da carruagem" você entenderá melhor o comportamento e as preferências. Logo, saberá o horário certo para mandar uma newsletter ou o dia da semana de começar uma promoção.

 

Vamos tomar um café e falar sobre suas estratégias de marketing personalizado?

10 visualizações0 comentário
bottom of page