top of page
  • Foto do escritorBordô

Milhares de contatos que não convertem em vendas?

Vamos tomar um café e falar sobre sua captação de leads?



Não é de hoje que ter os contatos certos é garantia de aumento de vendas, mas é do mundo moderno uma gama imensa de ferramentas que possibilitam essa coleta de forma ampla. O termo Lead engloba todos esses contatos que podem ser usados para aproximar sua marca de quem a consome e acelerar a conversão em vendas. O que antes era um número de telefone ou endereço de e-mail, hoje pode ser ampliado para o compreendimento de público em um nível onde estabelecemos faixas etárias, comportamentos e muito mais.


Mas para chegar ao ponto conquistar inúmeros contatos e conhecer seu público de forma profunda, você precisa de planejamento, metas, avaliação de resultados e outras técnicas que fazem você entender e ser proativo em todo esse processo, como nas nossas dicas abaixo.


 

# Defina quem é o seu público


Não basta ter um milhão de contatos, eles devem ser de pessoas relevantes e potenciais consumidores de sua marca. Toda sua empresa, da prospecção ao time de vendas, devem estar alinhados sobre qual o perfil de Lead que está sendo procurado. A sacada aqui é usar o que é conhecido como SLA - Service Level Agreement (ou Acordo de Nível de Serviço, em português), estabelecendo os parâmetros que marketing e vendas utilizarão para avaliar a qualidade do Lead. Vale usar planilhas, documentos de texto... tudo que possa deixar bem claro quem é um contato de real valor.


 

# Escolha suas ferramentas


O foco aqui é encontrar quem está fazendo perguntas e oferecer respostas. É exatamente o que estamos fazendo aqui. Então, um blog ou um e-mail marketing com conteúdo relevante sempre é uma boa pedida para reafirmar o seu conhecimento, trazendo soluções para o público que você procura. Você também pode utilizar anúncios no Google, Facebook, Instagram, Linked-in e encontrar as pessoas onde elas mais estão no seu dia a dia.

Os pop-ups oferecendo cupons de desconto ou materiais informativos são uma ótima ferramenta para quem já chegou ao seu site, mas exige muito cuidado para não se tornarem repetitivos.


 

# Planeje sua criação


Após identificar todas as plataformas que vai investir a sua atenção, é hora de entender o material a ser criado. Qual conteúdo trará interesse para essas peças? O que o seu público consome? De novo, são as perguntas que eles fazem e que você tem as respostas. Uma ótima pedida é entender o funil de vendas (que nós falamos AQUI) para trazer argumentos de venda e construir sua autoridade nos assuntos que domina. Cada peça será planejada para atender os perfis do SLA e as ferramentas do item anterior.


 

# Relevância de informação


Agora, é hora pegar todas as informações estabelecidas no SLA e criar um formulário que extraia informações vitais de seus Leads. Você atende empresas, procure por e-mails corporativos, ou seja, um simples @gmail.com já mostra se esse contato é ou não relevante para você. Se você usa algum formulário de cadastro, pode solicitar cargo, URL do site e até mesmo número de funcionários. Se você atende pessoas, números de telefone e whatsapp são importantes. O ideal aqui é organizar os contatos recebidos de maneira a enxergar quem tem potencial de virar consumidor.


 

O mais indicado é manter a organização em todas as etapas. Saber quem compra de você, quem você quer atingir, qual a relevância de cada informação. É isso que te dá as informações necessárias para fazer experiências, assim como a leitura dos resultados e adequar sempre que for preciso. Agora você está pronto para ter milhares de leads, sabendo como avaliar a qualidade de cada um!


Vamos tomar um café e falar sobre sua captação de leads?

15 visualizações0 comentário
bottom of page