top of page

Melhore seus resultados com a integração de vendas e marketing!



Na era digital (e arrisco dizer que também em nenhuma era antes), negócio algum sobrevive simplesmente com uma boa oferta. Planejamento e fluxo de trabalho comum, que integra vendas e marketing, é o que coloca você à frente de quem ainda não percebeu isso.


Nunca antes foi tão importante essa cooperação. Ambos setores necessitam interagir de forma que sejam complementares um ao outro. Seja o marketing sem o contato comercial, ou a abordagem ao lead que ainda não estava pronto para a compra, a falta de interação entre as duas equipes pode afetar diretamente os resultados finais.


Setores em sinergia

É comum em muitas empresas pequenas, o dono ou apenas uma pessoa ser responsável pelas vendas e pelo marketing. Apesar de ser um modelo que pode funcionar durante um tempo, ele é menos eficiente.


Integrar os setores não significa delegar somente um responsável, mas construir estratégias de planejamento e execução para que as equipes trabalhem juntas. Isso muitas vezes não demanda grande alterações dentro da empresa: você pode resolver o distanciamento entre as duas áreas através de reuniões de alinhamento e metas em conjunto.


Todos na mesma mesa

Imagine que você começa a fazer o planejamento de suas estratégias de marketing, e busca saber as dores do seu público para saber como tocá-los. Chame o time de vendas que necessita conhecer bem a persona, pois sabe oferecer as soluções para seus problemas.


Ou então você estima que a receita do mês deve ser de R$ 100.000. Chame o marketing para que o investimento necessário para gerar os leads seja suficiente.


Percebe como em uma reunião de planejamento é fundamental que ambos os setores estejam cooperando? Além de precisar entender as necessidades e expectativas do outro, é recomendado que juntos identifiquem os canais de atração a serem trabalhados, plano de ação, indicadores de performance, e muito mais.


Objetivo em comum

Acredito que toda empresa almeja crescimento e aumento de faturamento. Alinhar os objetivos entre as áreas que muitos dizem sustentar qualquer negócio, que são as vendas e o marketing, é a escolha correta que não só trará mais resultado, como também facilitará o trabalho de todos.


Se você conta como uma agência ou consultoria, não os deixe fora disso. Não pense que o trabalho dele(s) é diferente do seu. O consultor terceirizado faz parte da sua equipe e precisa participar, conhecer e contribuir com suas estratégias.

 

O relacionamento de vendas e marketing possui potencial de gerar excelentes frutos. Se isso ainda não ocorre na sua gestão, quebre essa barreira e inicie essa integração, e se precisar, conte com a Bordô.


Estamos aqui para participar do seu time e aprimorar os seus processos.

Vamos trabalhar em conjunto para o crescimento da sua empresa?


13 visualizações0 comentário
bottom of page