Não perca o potencial da Black Friday 2020!


A primeira Black Friday no Brasil após uma pandemia, tem tudo para ser uma das mais movimentadas na história!


Se engana aquele que acha que com a crise causada pelo coronavírus, datas comerciais no final do ano seriam prejudicadas. De fato, a economia foi bastante afetada, e muitos consumidores optam por controlar gastos e compras desnecessárias. Mas, além deles, há uma quantidade enorme de pessoas “aquecidas” e dispostas ao consumo.


Expectativa em alta

Pesquisas para entender o comportamento do consumidor não faltam. A Criteo trouxe esperança para lojas físicas, em sua pesquisa com consumidores de todo o mundo: apontou que 27% deles já se sentem seguros para voltar aos shoppings.


Por aqui, a pesquisa “Muito Além da Black Friday” realizada pela Globo com 1,7 mil pessoas, mostra que 42% estão dispostos a aproveitar a data este ano, e 4 em cada 10 já possuem planos do que comprar. A tendência dos consumidores este ano é se presentear.


Esteja preparado

Se você deseja aproveitar as oportunidades deste ano, seu planejamento deve começar agora! Fique atento e confira essas 5 dicas para se preparar para a Black Friday 2020.


#1 Defina suas ofertas

Cuidado com a ideia de “colocar desconto em tudo”. Escolha criteriosamente os produtos e serviços para estipular quanto ofertar de desconto. É melhor investir no que teve pouco giro no estoque? Ou vender o que sai mais, aproveitando determinada época?


Aqui vale pensar nos novos hábitos dos consumidores. Se coloque no lugar deles, use a empatia: o que eles precisam agora? Quais suas “dores”? O que teria mais demanda nesse momento? Lembre-se de ter certeza que você dará conta da entrega e da possível demanda.


#2 Atendimento ágil

Não há muito espaço para erros e enrolação. É preciso conversar com sua equipe de atendimento e prepará-los para a data, nem que alguns processos necessitem mudar para lidar com o período diferente do normal.


Muitos poderão vivenciar o primeiro contato com sua empresa, uma falha no atendimento poderá perdê-lo. Otimize processos e ofereça agilidade: ou seja, sem “preço no direct”.


#3 Agregue valor à oferta

Já falamos por aqui sobre agregar valor ao seu produto. Na Black Friday, isso não é diferente, afinal, seu concorrente provavelmente também oferecerá descontos.


Entre um e outro, qual escolher? O que me oferece algo a mais, talvez. Como você pode se diferenciar, indo além do preço? Sorteios, vendas adicionais (leve 3 pague 2), cartão fidelidade, garantia estendida, personalização..


Se focar no digital, não esquece do frete grátis. Haverá muitos por aí.


#4 Redes sociais para trazer clientes

Leve sua campanha de Black Friday para suas redes, mesmo que você não possua loja digital. Comunique o que está acontecendo, crie uma “vitrine virtual”, instigue quem está te vendo a conhecer as promoções.


Quem nunca viu algo no Facebook ou Instagram e sentiu o desejo, a vontade de comprar? Seja o outro lado da tela dessa vez.


Lembre de ser ágil por lá também, com dúvidas, queixas e solicitações. Se quiser investir ainda mais, os anúncios nas redes permitem que você segmente melhor seu público e oferte para as pessoas certas!


#5 Esteja on e off

Se você se adaptou a pandemia e investiu em uma plataforma de vendas online, mas manteve seu espaço físico, não escolha entre um e outro: concentre em ambos!

As vendas online cresceram muito, mas como vimos, já há uma boa parcela de consumidores dispostos a saírem às compras. O uso da internet para complementar sua loja física é uma experiência chamada complicadamente de omnichannel. Anote para estudos.


Se você ainda não investiu na loja online, seu foco deve ser suas redes, apostando em divulgação e anúncios para direcionar os usuários à sua loja. Lembre que você não precisa gastar muito para criar um anúncio.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Certamente a Black Friday será muito benéfica para os milhares de empreendedores que se viram prejudicados durante a pandemia. Porém, não basta você simplesmente sentar e esperar que ela chegue, uma data tão importante merece um preparo bem pensado.


Para o que precisar, conte com a gente.


9 visualizações0 comentário

(51) 9 9727-2424

R. Quintino Bocaiúva, 65 - Centro

Novo Hamburgo - RS 

CEP 93510-270

 

ola@agenciabordo.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest