• Social Bordô

Marketing de diferenciação como estratégia de branding!




Se você possui uma empresa, é provável que hoje em dia você encare muito mais competitividade do que anos atrás. Mesmo em tempos de crise, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou que em 2020 o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com quase 25% da população adulta engajada na abertura de um novo negócio.


Está cada vez mais difícil para uma empresa evitar o famoso Oceano Vermelho: mercado saturado de competidores brigando pela demanda existente.


Estratégias para sair na frente não faltam, e nunca foi tão necessário se preocupar com diversos aspectos que diferenciam o seu negócio em meio a tantos outros. Marketing, por exemplo, se tornou basicamente obrigatório, e com tantos tubarões nadando no mesmo oceano, o marketing de diferenciação começa a ganhar muita atenção.



Marketing de Diferenciação

Se trata de um conjunto de estratégias de divulgação que buscam posicionar uma empresa de forma autêntica e que se diferencia da concorrência pelas suas particularidades, de forma que o empreendedor seja visto como um dos líderes do seu mercado.


Diferente disso, é possível concorrer pelo preço, o que de fato pode trazer vantagem competitiva. Porém, é questão de tempo para virar uma guerra pelo preço mais barato e se ver perdendo para empresas com uma melhor imagem.


O marketing de diferenciação busca trabalhar isso. Ele pouco se relaciona com o preço do seu produto ou serviço, mas trabalhando seus canais de venda, capacitação da equipe e visão do seu público sobre sua empresa, cria autoridade, fidelidade e credibilidade.


Sabendo disso, saiba agora como aplicar no seu negócio.


Como pôr em prática

Apesar de cada empresa ser um caso único, há estratégias que se aplicam ao contexto geral e que podem ser destrinchadas por profissionais para melhores resultados.


#1 Seu cliente não é todo mundo.

Segmentar seu público é saber escolher as pessoas certas para vender a sua oferta, afinal, um grupo grande de pessoas pode ter o mesmo interesse, mas não as mesmas motivações. Você pode dividir pensando em seus produtos, e assim ter diferentes grupos, como jovens ou adultos. Lembre de pensar em características psicográficas: comportamento, gostos, objetivos, etc.


Isso o ajudará a escolher os com mais potencial de rendimento e os mais disputados pela sua concorrência, para seguir com suas estratégias.


#2 Valor agregado acima de preço.

Com seu público segmentado e estudando sua concorrência, busque mapear aquilo que agrega valor para seus clientes. Significa saber suas expectativas em relação ao custo benefício de um determinado produto ou serviço.


Se você possui um produto, busque agregar valor no aspecto intangível (não-físico) dele, como o atendimento, pós-vendas, treinamento, garantia, entrega, etc. Em seu serviço, agregue no tangível (físico), através da sua estrutura física, matérias (site, redes sociais, cartão), uniforme, etc.


É ainda mais aconselhável se conseguir acrescentar em ambos os aspectos e aumentar a percepção de valor sobre o que você entrega. Isso afeta diretamente sua diferenciação, e é importante para sua autoridade.


#3 Falando em autoridade...

É uma das melhores maneiras de criar diferenciação, pois coloca você ou sua empresa como especialistas e referência em seu mercado. Mostra que você sabe.


Costuma ser muito trabalhada através da criação de conteúdo relevante para seu público, com o objetivo de levá-los pelo Funil de Vendas, até a consolidação da compra.


#4 Que tal tentar ser o diferentão?

Inovação não significa sempre reinventar a roda, ou criar algo totalmente novo para a humanidade. Inovar é analisar o que está sendo feito em seu mercado e buscar fazer diferente, é mudar processos para melhor.


Deve ser tratado com seriedade, pois traz resultados de maneira tão eficiente quanto um bom atendimento ou um produto de qualidade. As pessoas percebem, e aqueles mais inseridos no seu mercado reconhecem rapidamente e fazem a divulgação para você. Não tenha medo de mais tarde ser copiado: se isso acontecer, é porque está fazendo bem feito.

Essas são algumas coisas que você pode começar a pôr em prática para melhorar a sua diferenciação.

Se você sente que precisa de ajuda com isso, conte conosco, ter profissionais cuidando do seu marketing sempre será o mais indicado.


Vamos tomar um café virtual para conversar sobre a sua estratégia de diferenciação?


26 visualizações

(51) 9 9727-2424

R. Quintino Bocaiúva, 65 - Centro

Novo Hamburgo - RS 

CEP 93510-270

 

ola@agenciabordo.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest