top of page

Investir na experiência da sua marca é mais barato e eficiente do que você pensa!



Atualmente existem duas formas de você se destacar dentro do seu mercado: ser inovador ou agregar valor à sua entrega. Ter qualidade se tornou obrigação, não diferencial.


Dentro desse contexto, algumas marcas aplicam estratégias de marketing que contribuem com a experiência de marca, ou seja, a interação física, digital ou emocional, do cliente com sua marca. É o que chamamos de Brand Experience.


“Esse eu recomendo!”

Você talvez não lembre agora, de cabeça, uma marca que faz isso. Mas você certamente já passou por uma experiência tão positiva com uma compra, um serviço, ou uma loja, que lhe deu confiança para recomendar a alguém.


Essa fidelização é valiosa: ela diminui as escolhas do cliente pois faz com que ele sempre considere a sua marca antes. Mesmo que você tenha um preço mais elevado.


Não é só vender barato

Seu cliente (e você também) é constantemente bombardeado com ofertas e anúncios. É por isso que pesquisamos tanto antes de comprar algo, para avaliar as demais opções e procurar por feedback de quem já consumiu. O consumidor nunca foi tão exigente.


Você pode se posicionar como a marca mais barata, mas tenha certeza de que eventualmente irá brigar com alguém por esse posto. A experiência muitas vezes não custa caro e ainda faz toda a diferença.


Quer um exemplo real? Há uns três meses em uma troca de óleo que fiz no meu carro, fui tão bem atendido pela equipe que agora retorno sempre lá para abastecer. E eu nunca ia antes.


Não é necessário fazer grandes investimentos para melhorar a experiência do seu cliente. Tanto nos deparamos com frieza e desinteresse que ser amigável e útil se tornou característica de diferenciação.


Mão na massa

Agora que entendemos que criar uma brand experience pode não ser caro, conheça dois aspectos fundamentais de serem trabalhados para agregar na jornada de compra do seu cliente!


1. Contato

Apesar de essa ser uma palavra que estamos evitando no momento, eventualmente a presença e o contato físico voltarão estar na moda.


Seja à distância ou em sua loja, quanto mais agradável for a interação do seu cliente, mais marcante será para ele. Ambiente limpo e confortável, uma playlist na loja que reflita a identidade da marca, abordagem dos vendedores (muito importante), atendimento eficiente e simpático, aroma do local, tom de voz...

Há muitos aspectos que agregam, e perceba que a grande maioria não possui custo algum.


2. Facilidade

Ninguém quer passar trabalho na hora de fazer uma compra. Muitas vezes uma inconveniência pequena é suficiente para afastar um potencial comprador.


Trabalhar para que a experiência seja mais conveniente e eficiente reforça a percepção sobre o que você vende.


Fácil acesso a preço e valores (o famoso “preço no direct” está cada vez mais espantando clientes), e-commerce com retirada em loja física, site ágil, limpo e de ótima navegação, opções variadas de pagamento ou atendimento por telefone/e-mail eficaz e com retorno rápido são exemplos de facilidades que agregam durante a compra.


A colheita dos frutos

Nenhum trabalho bem feito passa despercebido, eventualmente o seus esforços para criar uma melhor experiência irão trazer os tão desejados resultados.


Falamos anteriormente de como o Brand Experience fideliza clientes e coloca você como preferência. A percepção positiva faz com que ele lembre desse processo e fale bem, divulgando você diretamente. Além disso, marcas que investem nessa estratégia se mantém relevantes por mais tempo, principalmente se conseguirem caminhar junto com as tendências e praticar a inovação de vez em quando.


 

Se você chegou até aqui, não deve lhe restar dúvidas de que investir na experiência de marca possui somente vantagens.


Agora conte conosco e entre em contato para começarmos a trabalhar o Brand Experience da sua marca!




29 visualizações0 comentário
bottom of page