top of page
  • Foto do escritorBordô

Especialista em Marketing Estratégico para Novos Negócios

Atualizado: 13 de set. de 2019



A verdade é uma só: todas as empresas, produtos ou serviços têm ciclos de vida. A sacada está em entender, antecipar e saber modernizá-los quando necessário.

 

Com o avanço da tecnologia e novas tendências de consumo, manter a empresa atualizada, não só se tornou uma obrigação, como também um desafio para os diretores de pequenos e médios negócios no Brasil, onde crescer de forma consistente e sustentável vem sendo um obstáculo a ser vencido. Trabalhando no dia dia da operação de sua empresa, os gestores demoram, na maioria dos casos, para enxergar que a eficiência de sua empresa não é mais a mesma de tempos passados.


Vender vai ficando cada vez mais difícil. As margens estão cada vez mais apertadas, os custos sobem a cada dia e muitas são as empresas em pé de guerra para conseguir pagar as contas e chegar ao ponto de equilíbrio.


É isso mesmo, os tempos mudaram! Mas a sua empresa, produto ou serviço evoluiu com ele?


Se sua resposta for: “você tem razão, Cris. É chegada a hora de um reposicionamento de marca”, não se preocupe. O desafio não é o bicho de 7 cabeças que parece. Você percebeu que é o momento de pensar em uma estratégia de reposicionamento. Mas agora, por onde começar?


#1 Analise o cenário

Reunir informações sobre o ambiente atual da sua empresa é determinante para o sucesso dessa estratégia. Comece se perguntando: o que levou a seguir o modelo de negócio atual? Logo, analise todo o contexto em que ela se encontra: pontos fortes e fracos, o que os concorrentes andam fazendo, qual o seu posicionamento atual e porque ele já não é mais tão efetivo.


Muitas empresas começam um reposicionamento de marca sem refletir sobre as razões que a levaram a isso, o que pode transformar a mudança em algo sem significado. Lembre-se: mudar por mudar, não traz resultado.


#2 O que o seu público tem a dizer?

Seu posicionamento não pode ficar parado no tempo por um motivo bem simples: o consumidor também não para. De tempos em tempos, é normal que seus desejos, expectativas e formas de consumir se transformem, a partir da influência de uma infinidade de fatores. Assim, devemos deixar o caminho preparado para evoluir junto com o seu consumidor.


A dica é procurar conhecer os novos anseios, e o que não faltam são recursos para criar essa proximidade e gerar a descoberta, como pesquisas de mercado e ferramentas de monitoramento para a sua marca.


#3 Enfim, reposicione!

O novo posicionamento deve ser algo respirado por todos dentro da empresa. É preciso comunicar a equipe sobre o acontecimento, ajustar os processos necessários e estimular a mudança do mindset das pessoas que estão habituadas com a antiga marca.

Feito tudo isso, chegou a hora de mudar!

Construa uma identidade visual sólida e crie a cara da sua empresa. Nessa etapa, entram algumas outras ações essenciais, como novas estratégias de comunicação e branding.

Lembre-se: tudo o que for definido, deve estar alinhado com o que o seu público espera da organização. É essencial demonstrar que você se importa com as dores deles.


#4 Conte que você mudou

De nada adianta reposicionar sua marca, se ninguém ficar sabendo.

Comunicar seu novo posicionamento faz parte da estratégia. Demonstre a sua preocupação em estar antenado e em constante evolução.

Escolha os canais de comunicação adequados à sua empresa e conte para o mundo que você mudou… para melhor!


#5 Monitore os resultados

Uma das últimas etapas, e talvez a mais importante, é monitorar os resultados que essa ação está trazendo para a sua empresa. Se você comparar as métricas de antes e depois, vai conseguir avaliar se a movimentação está valendo a pena, além de verificar os pontos que merecem maior atenção.

Mudar é preciso e saber porque está mudando, é ainda mais importante. Na hora de reposicionar sua marca, revisite a essência da sua empresa e entenda os propósitos dessa transformação.

37 visualizações0 comentário
bottom of page