top of page
  • Foto do escritorBordô

Conhecimento estratégico para superar a crise!



Tempos conturbados nos pegam a todos de surpresa. Mas olhando para momentos do passado, podemos extrair conhecimento de soluções de sucesso para desenvolver nossa própria estratégia de negócio.


Por isso, montamos umas dicas básicas para te ajudar a passar com mais tranquilidade por esse momento delicado.


#1 Planeje formas alternativas

O primeiro passo de todos é estratégico. Agora, você precisa entender suas forças e traçar planos de funcionamento, horários, questões de segurança. Tudo deve ficar bem claro para todos os colaboradores e, principalmente, seus clientes.


#2 Seus clientes precisam saber

Como falado acima, é hora de usar e-mails, Whatsapp, redes sociais, todos os meios possíveis para levar seu método de funcionamento para o seu cliente. É importante que ele saiba que você está ativo e que você está preocupado em atendê-lo bem.


#3 Mundo online

É hora de estar mais presente do que nunca nas ferramentas online. Além da publicidade, mantenha contato e relacionamento com o seu público. Reveja seus planos para incorporar atendimentos virtuais ou dependendo do negócio, se for relacionado a itens básico à domicílio.


#4 A força do Social

As redes sociais estão aí para trabalhar a seu favor. Dissemine conteúdo interessante e relevante, este é o momento de mostrar seu conhecimento, quase como uma consultoria da sua área. Esteja ainda mais presente nessas redes, com atendimento personalizado, respondendo inbox, marcando horários, etc.


#5 Delivery

Agora é uma ótima hora para adicionar esse tipo de serviço. Bares, restaurantes e demais estabelecimentos podem usufruir de diversos aplicativos que proporcionam essa comodidade para o cliente e que te aproxima neste momento delicado. Ofereça diferenciais em sua entrega, um mimo, um cartão carinhoso levando esperança ao seu público, isso tudo vai contar na escolha por seu estabelecimento.


#6 Presença digital

Se esta era uma ferramenta indispensável antes, agora ela é vital para a sua empresa. É importante notar que apesar do distanciamento social, a vida das pessoas não parou. Muitos estão trabalhando home office e o comportamento conectado continua o mesmo. É hora de fortalecer essa estratégia e chegar a novos públicos que mais do que nunca estão online. Fortaleça sua presença digital Facebook, Instagram e Whatsapp são excelentes para estabelecer essa conexão.


#7 Desenvolva credibilidade

Mostre as medidas que está tomando para higienização de produtos e ambientes. Fale sobre isso para continuar atendendo, com horários exclusivos, delivery, vídeo chamadas ou atendimento a domicílio. Caso sua presença seja indispensável, mostre ao cliente que você segue as medidas sanitárias para melhor atendê-lo. Evidenciar essa preocupação conta pontos valiosos para o seu negócio.


#8 Flexibilize

Conte também com seus colaboradores. Aqui a dica é tornar o trabalho mais dinâmico e otimizar o que cada indivíduo tem de melhor. Home office, horários, Skype, tudo para trazer produtividade sem precisar da presença física.


#9 Prepare-se para quando tudo passar

Um dos aspectos inegáveis deste período é o da introspecção. Com as previsões dando um prazo de aproximadamente 4 meses para normalização, use esse tempo para reavaliar seu negócio. Incentive os usuários a atualizar dados de clientes, preferências, sistemas internos e, até mesmo, na criação de novos produtos e serviços.

Com a retomada no futuro, você estará à frente da concorrência.


#10 Novas necessidades, novos hábitos

O ideal, claro, é não passar por uma crise, mas se podemos fazer um paralelos com outros momentos históricos é que a adaptabilidade é tudo. Agora não é momento de apenas reagir e ficar na defensiva, é hora de ser ousado e entender as oportunidades que surgirão.


Avaliar mudanças de comportamentos e estabelecer novas realidades, que poderão perdurar até para depois da crise.


Esses são alguns pontos para esse período instável, mas que podem te diferenciar da concorrência. Muitos negócios souberam se diferenciar e prosperar em momentos de crise.


 

Vamos marcar uma vídeo-conferência e falar sobre a sua estratégia de marketing?

17 visualizações0 comentário
bottom of page